As palavras deste Natal

Os dias correm apressadamente na ânsia de tudo preparar para a grande festa de Natal. Queiramos ou não, todos somos apanhados na enxurrada das compras, das limpezas, dos presentes, porque naquele dia queremos todos fazer boa figura, receber bem as visitas, oferecer-lhes o melhor, não por vaidade, mas sobretudo por íntimos sonhos de ver todos agradados e irmanados nos valores da família em comunhão.

Para que o blogue vos apresente alguma novidade, ainda encontrei uns momentos para escrever sobre as palavras que mais me fizeram pensar nos tempos que correm. Vamos lá!

Tem sido tema de conversa a palavra “húbris”, que alguém utilizou num contexto político-social especial, criticando sentimentos visíveis numa entrevista em que se usam palavras nada lisonjeiras para adversários políticos.

Húbris é daquelas palavras inusuais, estranhas, que não aparecem na linguagem comum. Eu não a conhecia e o grande dicionário Lello, de 1980, também não a conhece. Mas, pelos vistos, existe e o Dicionário online Priberam dá-lhe este significado: “Orgulho excessivo. = ARROGÂNCIA, INSOLÊNCIA, SOBERBA”. Confesso que estes sentimentos não são apropriados a um político sensato, mas foi com eles que o crítico apodou o sr. político. Não sei se se vai realizar o que premonitoriamente a Infopédia (Dicionário Porto Editora) diz: « … um desafio aos deuses e que acarreta a ruína de quem assim age».

Em sentido contrário, surge o antónimo de húbris – “sofrósina”, outra palavra que foge ao léxico corrente, que também não consta do Lello Universal. Estas duas palavras são translação direta do grego. Para este antónimo, o Dicionário Priberam apresenta este significado: “Qualidade do que é prudente, comedido, moderado ou sensato. = MODERAÇÃO, PRUDÊNCIA, SENSATEZ”.

Estas, sim, são palavras adequadas à quadra natalícia e não só! Todos devíamos ter a humildade suficiente para dosear a crítica ao nível dos semelhantes, sabendo que todos têm direito ao nome e à participação pública. É assim que se começa o caminho para as ditaduras, que são situações com que nos vemos confrontados, sobretudo ao olharmos para o que a Federação Russa está a fazer à Ucrânia, que também nos atinge por ricochete.

E cá vem agora outra palavra dos nossos dias – a PAZ! Vou citar o Padre António Vieira, um clássico que vale a pena:

«Não Há Paz no Mundo

Enchem a boca de paz, e não há tal paz no mundo. E senão, quem há tão cego, que não veja o mesmo hoje em toda a parte? Dizem que há paz nos reinos, e os vassalos não obedecem aos reis: dizem que há paz nas cidades, e os súbditos não obedecem aos magistrados: dizem que há paz nas famílias, e os filhos não obedecem aos pais: dizem que há paz nos particulares, e cada um tem dentro em si mesmo a maior e a pior guerra. Havia de mandar a razão, e o racional não lhe obedece; porque nele, e sobre ela domina o apetite. (…) A paz do mundo é guerra que se esconde debaixo da paz. Chama-se paz e é lisonja: chama-se paz, e é dissimulação: chama-se paz, e é dependência: chama-se paz, e é mentira, quando não seja traição.»

Padre António Vieira, in “Sermões”

Digamos, para concluir, que não é a ausência de guerra a verdadeira paz. Esta requer a humildade, a aceitação do outro, a colaboração, o diálogo entre iguais, o respeito pelos direitos dos outros…

E ainda há poucos dias eu ouvia o P. Bento Domingues sugerir que o melhor para vivermos em paz é cada um perguntar “o que posso fazer pelos outros?”.

A todos os meus leitores, um Feliz Natal.

António Henriques

4 comentários em “As palavras deste Natal”

  1. Boa noite Professor,
    Boas Festas para si e para a família, que grande alegria ler o seu blogue.
    As palavras do Padre Antônio Vieira em “Sermões” está actualizadissimo.
    Abraços desde leitor na Suiça.
    Paulo de Almeida

    1. Grande amigo, que bom saber que está bem, embora longe! Eu sei que há razões fortes para estas distâncias, já que agora os nossos filhos são passarinhos a voar de um lado para outro. O blogue continua com quase dois milhares de visitas mensais, embora nos dias que correm a assiduidade na apresentação de textos seja reduzida.
      Obrigado por estar atento ao que se passa na nossa Unisseixal. Tudo vai correndo às mil maravilhas.
      Feliz Natal e ótimo Ano Novo para o Paulo e família.
      António Henriques

  2. Boa noite Professor
    É sempre um prazer acompanhar o seu blog, porque, sobretudo para aqueles que não conseguem escrever aquilo que sentem e são muitos, encontram na sua escrita e nos seus exemplos, exatamente o mesmo que também comungam.
    Desejo-lhe também BOAS FESTAS extensivas a toda a Família, com desejos de um FELIZ ANO NOVO.
    Abraço
    Fernando Rosa

    1. Muito obrigado, Fernando Rosa, pelas suas palavras, que também são um estímulo para eu continuar. Gostava de o conhecer pessoalmente, pois eu penso que também frequenta a Unisseixal. Se nos virmos, diga alguma coisa…
      Com um abraço, desejo-lhe um bom Ano Novo, votos que estendo a toda a sua família.
      António Henriques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.