Sala de saber e de lazer

 A MINHA SALA DE AULAS

DE OFICINA DE PORTUGUÊS

 

Na UNISSEIXAL (UNIVERSIDADE SÉNIOR DO SEIXAL), existem várias salas onde são lecionadas aulas referentes a muitas disciplinas.

Por exemplo, a minha aula de Oficina de Português, lecionada pelo nosso simpático e sabedor professor ANTÓNIO HENRIQUES, funciona numa pequena sala quadrada que suporta mais ou menos vinte alunos. Tem cadeiras de conferência com prancheta para se poder tomar notas dos temas estudados.

Nesta sala de tecto baixo, encontramos paredes brancas e uma janela que dá para a rua e outra para o interior (que está sempre fechada) para que quem entra no hall não incomode a aula. Existe um quadro para o professor escrever e demonstrar as suas explicações. Vêem-se quadros nas paredes para informação, onde estão aplicados motivos de outras disciplinas. Há dois armários metálicos para arrumação de material. Ainda enriquecem a sala um vídeo-projector e um ecrã. O chão é em quadrados de corticite de cor amarelada. 

Não muito agradável é um pilar existente que entra pela sala e divide de certo modo os alunos. 

A luz é artificial, fornecida por lâmpadas fluorescentes, mas é suficiente para o trabalho que há a fazer.

Também é servida de ar condicionado. Tem uma pequena secretária para que o nosso professor possa desenvolver o trabalho dele. Tem uma cadeira para o professor poder descansar as pernas, porque hora e meia em pé já custa um bocado a qualquer TÉCNICO SUPERIOR DE LAZER.

E tenho dito.

Manuel  Machado

 

NOTA DO PROFESSOR: Meu caro aluno, não quis corrigir de propósito aquele seu final a letra maiúscula, que se presta a interpretações diversas. Alguém até poderá dizer que este aluno não sabe que disciplina frequenta. Mas isto é passeio? Ou é ginásio  ou ainda alguma actividade extra de passeio campestre?

Mas eu quero manter a original interpretação. O meu aluno vive embevecido com aquela hora e meia de convívio, em que se aprende por vontade própria e com gosto. Conseguimos esse equilíbrio de transformar o trabalho a horas marcadas e sob a batuta de alguém em exercício livre de aprendizagem agradável. A Unisseixal está realmente a proporcionar muitas horas de saber e de lazer a centenas de alunos, todos de idade maior, que melhor se pode denominar “idade dourada”.

Honra-me, por isso, passar a ser TÉCNICO SUPERIOR DE LAZER! Que bela condecoração…
A. Henriques

2 comentários em “Sala de saber e de lazer”

  1. Professor António Henriques ou (TÉCNICO SUPERIOR DE LAZER),
    Parabéns pelo seu excelente trabalho e que bela descrição da sala de aula feita pelo aluno Manuel Machado.

    1. Obrigado, Paulo, pelo seu comentário. Vamos fazendo o que se pode e a mais não somos obrigados, costuma dizer-se. Mas é agradável esta convivência e este esforço de actualização. Ant. Henriques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.