Unisseixal – os primeiros anos

Estava eu, como aluno aplicado, a participar numa aula de "Sites e Blogs" da Unisseixal, com a regência da nossa sábia formadora, a prof.ª Luísa Bernardo, quando fui incumbido de mostrar os meus saberes adquiridos fazendo uma investigação acerca dos primeiros anos da nossa universidade.

É verdade que quem entrou agora nas modernas e acolhedoras instalações da Unisseixal, ali no Fogueteiro, não imagina como foram os primeiros anos, em que não tínhamos as mínimas condições de espaço para acolher os alunos seniores. Para os duzentos e tal que vêm do início havia 12 locais diferentes, que iam do Seixal à Torre da Marinha, Amora e Corroios, correndo de um lado para o outro. Na Amora, a sede da Casa do Educador (CES) tinha uma sala, um corredor, uma cozinha e uma curta casa de banho, mas era lá a sede da CES, a nível administrativo, e a sala principal da Unisseixal quando ela apareceu em 2007.

A vivência desses anos fez-me ir à procura das fontes. Recorri sobretudo a uma publicação semestral, o extinto "Boletim Informativo" da CES, que se publicou pelo  Natal e no final do ano letivo durante muitos anos. De lá extraí textos e fotos, que enriqueci com aportes outros da minha recolha pessoal.

Tecnicamente, iria utilizar diapositivos do Power Point, com os muitos recursos deste aplicativo, que os professores Agostinho e Luísa Bernardo me andaram a ensinar, num conhecimento sem fim que eu ainda não concluí. E todos os dias estamos a aprender mais. E o pior é que à medida que mais aprendemos, mais nos sentimos ignorantes...

Também me fizeram jeito uns recortes de ecrã, que antes eu conhecia por "printscreen", clicando no FN e no END... Agora é mais fácil! Enfim, coisas de um novo alfabeto!

Um obrigado especial à prof.ª Luísa Bernardo, que acrescentou a música.

Bem, não digo mais, vejam os meus diapositivos, em ecrã inteiro. Ao correrem automaticamente, não conseguem ler e observar tudo. Mas basta um click para pararem onde e quando quiserem.

António Henriques

2 comentários em “Unisseixal – os primeiros anos”

  1. Como o tempo passa Professor, mais um grande artigo, relembrando as nossas memórias…
    Eu quero deixar um agradecimento ao Professor, a Professora Luisa Bernardo e ao Professor Agostinho, que dedicaram e ainda dedicam a vossa vida para o bem da nossa Unisseixal.

    1. É verdade, Paulo, o tempo passa, mas a obra fica, graças aos muitos colaboradores que a Unisseixal vai tendo. Comunicarei aos prof.s Agostinho e Luísa Bernardo as suas palavras. Eles merecem pelo que nós vemos, mas ainda mais no que eles fazem por detrás e não swe vê.
      Abraço do António Henriques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.