Pedra – campo semântico

NOTA: esta aluna construiu um verdadeiro campo semântico de PEDRA. AH

Pedra, material mineral duro e opaco.

  1. Idade da Pedra é o período da Pré-História, durante o qual os seres humanos criaram ferramentas de pedra, sendo então a tecnologia mais avançada.
  2. Pedra Filosofal, entre os séculos XV e XVIII, quatro cientistas alquimistas, um francês, outro alemão, em seguida um inglês e em último um polaco procuraram muito a sério a pedra filosofal. Era uma pedra grande, vermelha, com a qual se podia transformar metal vulgar em ouro ou prata e do pó dessa pedra podiam obter o Elixir da longa vida que permitiria prolongar a vida indefinidamente. Claro que nunca a encontraram, hoje é utopia.
  3. Sopa de pedra, um frade esperto conseguiu que um casal avarento lhe desse carne, chouriço e legumes com o qual fez uma sopa deliciosa.
  4. Passagem bíblica em que Jesus disse ao povo que queria atirar pedradas (lapidar) a Maria Madalena, que aquele que nunca tinha pecado, atirasse a primeira pedra. Um a um deixavam cair a pedra baixando a cabeça.
  5. “Chamar à pedra” é exigir de alguém explicações pelo seu comportamento. (sentido “figurado”)
  6. Coração de pedra, metáfora, coração duro, frio, inumano, desumano.
  7. Pedreira, geologia, uma pedreira é um local a céu aberto de onde rochas ou minerais são extraídos para materiais de construção.
  8. Pedreiro, profissão daquele que constrói casas. Eu venho de uma família de pedreiros, eles colocaram as primeiras pedras nas suas casas e assim, uma a uma, construíram a casa.
  9. Pedra preciosa pode ter dois sentidos, “aquela rapariga é uma pedra preciosa”. Metáfora ou, pedra preciosa – jóia mineral de grande valor. 
  10. Pedra de cal, cozida em fornos especiais, que depois tem de ferver com água fria numa caleira com muito cuidado, pode caiar casas. Mas cautela que ao ferver pode queimar.
  11. Pedra de cantaria, para cantarias das portas e mós de moinhos. 
  12. Tenho uma pedra no sapato, termino com pedras de amolar.   

Lurdes Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.