Textos sobre o Museu do Neo-Realismo

Visita ao Museu do Neo-Realismo

No dia 18 de Abril de 2018, os alunos da “Poesia e Recitação Poética” e da “Oficina de Português”, da Unisseixal, fizeram uma visita de estudo ao Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira.
A viagem decorreu num clima de boa camaradagem entre alunos e professores. Ao atravessarmos a ponte 25 de Abril, debaixo de um sol radiante, fomos brindados com a vista magnífica do estuário do rio Tejo e da linda cidade de Lisboa.
O museu, bem situado no centro da antiga cidade de Vila Franca de Xira, ocupa os 4 pisos de um edifício de linhas modernas, e o seu rico espólio está bem distribuído e identificado, o que facilita uma melhor observação do conteúdo e a compreensão da época em que decorreu o movimento do neo-realismo português.
Os vários autores que formaram este movimento, arriscando a sua liberdade e até a própria vida, tentaram através das suas obras literárias denunciar e acabar com a miséria e escravidão em que viviam as classes mais desfavorecidas, durante o governo de Salazar.
O movimento do neo-realismo português idealizava e lutava por uma sociedade mais justa e humana, sem tantas diferenças entre as classes sociais dessa época.

Conceição Tomé

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.