A SALA DE AULA

Outra descrição…

Na Unisseixal, já percorri várias salas de aula de acordo com as disciplinas que frequentei durante oito anos, mas a minha preferida é a n.º 1, que fica logo no 1.º piso, acessível e sem escadas.

É uma sala de dimensões razoáveis para mais ou menos 20 alunos e tem paredes brancas com cartazes e desenhos temáticos alusivos às aulas que lá são ministradas; dispõe de duas janelas, uma com vidro fosco para evitar olhares indiscretos, cadeiras com o braço direito adaptado para o aluno escrever nele, um quadro com marcador, um vídeo-projector e ecrã, iluminação suficiente, ar condicionado e secretária para o professor com o seu próprio instrumento de trabalho – o computador.

Tudo seria perfeito se não fossem dois armários brancos sempre fechados, o que me intriga, perturba e atiça a curiosidade. Ponho-me a pensar em várias hipóteses: arquivos da administração, dossiers com a identidade e processos dos alunos, material didáctico, stock de produtos de higiene e limpeza, pequenos bichos embalsamados para aulas de Ciências ou mesmo um esqueleto humano que, farto da clausura, venha, pela calada da noite, esticar as pernas e dançar, deixando as cadeiras desarrumadas, como às vezes as encontramos? O que será que está lá dentro?

Acabado o delírio imaginário, posso garantir que, com armários ou sem eles, adoro a sala da aula da “Oficina de Português”, com colegas e professor tão fixes.

Maria Irene Veiga – aluna n.º 679

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.