EU NO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Enquanto encarregada de educação da Associação de Pais, participei no magusto organizado nas instalações da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira.

Verifiquei que os pais estão a afastar-se cada vez mais das escolas que os seus filhos frequentam. E este magusto foi para que os pais confraternizassem uns com os outros, o que não se verificou. Por falta de acompanhamento dos pais, as crianças e os jovens estão mais rebeldes, mais egoístas e mais mal-educados.

Ao longo dos anos, verifico que os jovens se deslocam cada vez mais de bicicleta para as escolas não tendo atenção ao trânsito e não utilizando faixas reflectoras nas bicicletas, o que me deixa preocupada, porque os acidentes acontecem e mais uma vez se verifica que os jovens estão entregues a si próprios.

Realizaram-se os bailes de finalistas, uma actividade muito importante para os alunos. Nesta actividade eu participei apenas na limpeza do pavilhão no dia seguinte, para que a Escola estivesse pronta a funcionar no dia seguinte.

Participei em duas Assembleias-gerais da CONFAP, que se realizaram em Coimbra e em Paredes de Coura, onde foi reeleito o Presidente, Sr. Albino Almeida. Achei interessante o trabalho que este homem fez para que a reeleição fosse uma realidade. O Sr. Albino Almeida falava com os encarregados de educação como se os conhecesse desde sempre.

Participei também em vários seminários organizados pela FERSAP, entre eles um sobre “Segurança em Meio Escolar”, em que a PSP apresentou o “Programa Sair da Casca” sobre Prevenção Rodoviária. E outro sobre a “Escola Segura – garantir condições à população escolar”, programa apresentado pela GNR, que disse, entre outras coisas: «Escola Segura somos todos nós… e ainda mais alguns»

No movimento associativo, aprende-se sempre algo mais. Se nos associarmos mais, muitos problemas se resolverão.

Manuela Marques

Um comentário em “EU NO MOVIMENTO ASSOCIATIVO”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.