Quinze anos de Unisseixal

Vai longa a nossa história...
Já vem de 2007, quando a direção da Casa do Educador no seu segundo mandato, considerou importante abrir os seus préstimos à comunidade e começou a pensar na possibilidade de criar uma universidade sénior, que nesse ano começava a ser um projeto adaptado a muitos concelhos e freguesias e estava a entusiasmar muitos reformados, desejosos de aprender mais, conviver muito e encontrar novas razões de viver a sua jubilação.
As condições não eram as melhores para uma associação nascida há quatro anos, com uma sala e uma cozinha somente. Mas os sócios eram professores na sua maioria e logo pensámos na possível disponibilidade dos espaços escolares para albergar os alunos maiores em algumas horas do dia.
Com muito ânimo, depois de consultar universidades semelhantes, a funcionar já perto de nós, criámos os documentos básicos necessários para a constituição desta valência, consultámos a Rutis, federação das universidades seniores em Portugal, contactámos as autarquias locais, as escolas e associações que nos pudessem ceder espaços e abrimos as inscrições.
Pudera! Muitas pessoas estavam ávidas e depressa sentimos uma adesão significativa da parte dos nossos concidadãos. Passados uns dois meses de trabalho, abriu a Unisseixal - Universidade Sénior do Seixal no dia 15 de Janeiro de 2007. E logo no início foram 230 os alunos que inauguraram este projeto.
Cada ano que ia passando levava a Unisseixal a crescer em alunos, professores e instalações. A pandemia perturbou este crescimento, mas já neste ano letivo de 2021/22 recuperámos o crescimento, estando inscritos agora 810 alunos e 90 professores. O mais significativo é o critério de gratuidade absoluta (palavra deste mês) que anima todos os professores.
Vamos vivendo deste convívio, desta fraternidade, criando a novidade suficiente para mais sentido aos nossos dias. E VIVA A UNISSEIXAL.
    António Henriques                                                                                                                                            Primeira sede                                    Sede atual

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.