A  Primeira Aula

Porque achei as férias excessivamente extensas e monótonas, ansiava pelo início das aulas.

Começaram enfim este ano, até mais cedo. Mas o meu grande desejo era que viesse a quarta feira. E porquê ?! Iria acontecer  a aula de português…

Não quero fazer elogios desmesurados. Esta aula é um lugar de afectos e não quero profanar este mundo de alegria e de criatividade com uma atitude que parece de “graxa”, mas é de gratidão.

Direi apenas que de entre os anos em que frequentei a Unisseixal – e foram todos desde que ela abriu, não encontrei nenhuma turma como esta. Aconchegada  e ternurenta…

Temos também um professor que nos põe muito à vontade. Digo isto porque eu sou uma pessoa tímida.

Ontem achei extraordinária a maneira como todos os alunos/as disseram sem problemas a sua idade, a sua vida, menosprezando os conceitos de  privacidade tão invocados hoje em dia. Ao fim e ao cabo, ao longo do ano constituímos uma grande e especial família. Foi o que me ficou do ano anterior.

O professor desceu ao nosso nível e disse com simplicidade o que era a sua vida: um beirão salutarmente casado com  uma alentejana muito especial e que falou dos filhos e da sua profissão.

Outro beirão estava ao lado do meu lugar e como beirão também é boa pessoa. Além de bom colega, é meu marido e por isso na minha mala de escola trago o seu caderno e  a sua caneta.

Para que quer um beirão uma mulher?!

Uma das minhas características, acho que é o sentido de humor e isso tem valorizado as minhas crónicas. Mas o Amadeu muito circunspecto, não gosta muito do meu sentido de humor. Após quase 50 anos de casamento e ao  ouvir outros a valorizar essa minha faceta, vai tolerando…

Eu também simpatizo muito com os transmontanos e temos alguns na sala. Enfim a nossa sala é tal qual uma manta de retalhos com todas estas proveniências  que tornam a turma em algo muito criativo..

E foi este, amigo, o sentimento com que saí desta aula, que é sempre magnífica pelo ambiente salutar que sempre tem.

Na quinta feira subsequente, tive a alegre notícia de que a São Tomé, grande amiga e uma aluna brilhante, vai estar connosco nesta disciplina. É com prazer que dou esta novidade ao meu professor.

Maria Vitória Afonso

E começámos mais um ano escolar! Sejamos felizes…
Esta é a nossa turma, embora incompleta. AH

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.