Sobre os maias

Ainda as aulas não começaram e já recebi colaboração de aluna!

 
Eu sempre tive fascinação pelos maias, não “os Maias” de Eça de Queiroz,  se bem que tivesse gostado do romance.
Refiro-me ao Império maia e se eu tivesse tido possibilidades de ter estudado, seria Arqueologia.
Civilização maia. O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras, e Península de Yucatán, o atual México, entre os séculos IV a.C e IX a.C
O Império maia era considerado um representante dos deuses na Terra. Os senhores ricos e com títulos eram privilegiados, mas os trabalhadores e cortesãos tinham de pagar altos impostos. Ergueram pirâmides, templos, palácios demonstrando grande avanço na arquitetura. Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos e desenvolveram muito a matemática.
Os maias sacrificavam prisioneiros de guerra com certa frequência, pintavam seus corpos de azul e lançavam-nos em poços muito profundos em Chichen  Itza, uma das principais cidades da civilização maia. Há pouco tempo, um turista fez perguntas sobre isso, nesse sítio, e o povo estava cheio de medo, e não queria falar nos poços, porque havia uma maldição e até houve quem dissesse que ouviam gemidos vindos da profundeza, nem se queriam aproximar.
A civilização maia foi a primeira a consolidar-se como um Império. O território maia estendia-se do sul do México à Guatemala. Arqueólogos especulam que guerras ou esgotamentos de terras cultiváveis levou a civilização a um rápido declínio a partir do ano 900. No início do século XVI, quando os espanhóis desbravaram a América, os maias encontrados eram simples agricultores que apenas praticavam rituais religiosos dos seus ancestrais.
Os astecas, povo guerreiro, habitaram a região do atual México entre os séculos X e XV, fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán,” atual cidade do México” formaram 500 cidades que pagavam altos impostos para o Imperador Montezuma II e tinham vários deuses.
Já os incas, viveram na região da cordilheira dos Andes, América do Sul, que correspondem aos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Foram dominados pelos espanhóis em 1532. O Imperador conhecido por Sapa, era considerado um Deus na Terra. Consideravam o jaguar e o condor sagrados. Os chineses, egípcios e africanos também faziam sacrifícios de vidas humanas.

Lurdes Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.