Carta aos alunos

Caros alunos, aqui fica a justificação para o facto de a Unisseixal continuar encerrada. Melhores dias virão, mas o presente é mesmo de isolamento social que toca a todos e muito mais aos da nossa idade.

A Direção da Unisseixal dirigiu-nos uma carta cheia de esperança e desejo de que o isolamento social nos sirva também para melhorar a nossa pessoa em busca da felicidade. Basta saber aproveitar o tempo que temos.

Deixo-vos um trabalho de casa: a carta da Direção tem lá uma vírgula a mais, que acontece a todos, a começar por mim. Quem a descobre?

  

 Caro colega Professor

Hoje 14 de abril, seria o dia do recomeço das nossas atividades do 3º período na UNISSEIXAL.

Contudo, não o poderemos fazer, com muita pena nossa. Pois, como é do conhecimento de todos, estamos a atravessar uma fase menos boa que queremos não ser eterna, e todos juntos fazemos força para conseguir um amanhã em que o sol brilhe.

Mas, devemos usar estes dias a nosso favor: inventando coisas novas, lendo, escrevendo, arrumando, cozinhando, … usando a nossa vontade para superar este tempo, e em breve estaremos sorrindo a festejar o momento de superação.

É nos momentos difíceis, que a nossa coragem se eleva e nos tornamos mais fortes.

Vamos manter o foco e pés firmes no rumo desejado. O esforço de agora irá ser recompensado mais tarde e todos juntos venceremos esta batalha, e o reencontro não tardará.

Como alguém disse:

“Se nada mudar, invente;

Se ficar difícil, enfrente;

Se a tristeza rondar, alegre-se;

Se estiver alegre, contagie.”

Sabemos que muitos professores estão a manter contacto com as suas turmas, e à distância vão mantendo a chama acesa. Bem hajam e aproveite cada um, o esforço do vosso trabalho e partilha.

Fiquem atentos, pois iremos dando notícias.

Um abraço fraterno de todos os elementos da

Direção da UNISSEIXAL

Seixal, 14 de abril de 2020     

                                                                                                          TUDO VAI FICAR BEM !

NOTA: Se vocês não respondem, serei eu a falar dentro de poucos dias. Olhem que já hoje passaram por aqui 104 pessoas, com 126 visualizações!

Boa noite! AH

NOTA: Hoje, dia 18/04, chegou a resposta. Que bom! Basta olharem para os dois comentários. AH

2 comentários em “Carta aos alunos”

  1. Aproveite cada um o esforço………………..
    Penso que o aproveitamento não deve ser separado do esforço.
    Abraços para o Professor e todos os colegas.

    1. Pois, meu caro aluno, isto é que é acertar no alvo! Parabéns!
      A frase, com o sujeito (cada um) a seguir ao verbo, não segue a ordem direta, o que pode perturbar um pouco. Mas é claro que o verbo “aproveitar (o quê?)” está a pedir uma expressão (sintagma) para completar o seu sentido. Chamamos-lhe complemento direto. Ora, entre verbo transitivo e o seu complemento não cabe nenhuma vírgula. V+CD são inseparáveis, a não ser que no meio se introduza uma circunstância. Nesse caso, tem de separar-se por vírgulas. Ex. Aproveite, neste verão quente, o esforço…
      Se os meus alunos quiserem aprofundar estas regras, podem ir ao nosso blogue “Oficina de Português” e abrir o link seguinte, em que, ao minuto 5,30, aparece a regra que aqui esteve em causa.
      https://oficinaportugues.unisseixal.org/2018/03/01/uso-da-virgula/
      Mais uma vez, digo da minha alegria por haver curiosos por estes assuntos. Mas fiquem em casa neste tempo de pandemia. Ant. Henriques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.