Português – filho do latim

Quando dizemos que o português tem origem no latim, não calculamos os meandros desta afirmação. Naturalmente, dizemos que a maior parte das palavras provém do latim. Mas não é só isso, não é só a estrutura da palavra que está em jogo. Também é ao latim que vamos buscar as desinências, isto é os elementos terminais que mudam na flexão das palavras:

Hora (L) deu hora (P), manum (L) deu mão (P), panem (L) deu pão (P), leonem (L) deu leão (P).

E também processionem (L) deu procissão, como extensionem deu extensão e abstentionem, abstenção. Ou ainda, collectionem deu coleção.

Agora, vejamos o que acontece para além do radical das palavras. Como se forma o plural destas palavras? Isto é, o que acontece à terminação destas palavras quando passam para o plural?

Porque é que manum deu mãos no plural, panem deu pães e leonem deu leões? Porque é que, em português, não usamos a mesma forma de plural e dizemos: mãos, pãos e leãos?

A razão vem diretamente da etimologia: …anum, …anem, …onem são no plural …anus, …anes, …ones. Estes plurais passam assim para …ãos, …ães e …ões em português.

Para quem sabe latim, é fácil saber o plural de muitas palavras.

Outro caso aflorado na aula é a terminação das palavras em “…ão”, que aceitam consoantes diferentes – …ssão, …são, …xão, …ção. (discussão, distensão, genuflexão, locução, etc.). A terminação da palavra em latim leva a que, em português, tenhamos esta variedade ortográfica que nos dá cabo da cabeça.

Para tudo ficar mais claro, concluamos o texto com as ditas palavras em latim:

– discussionem – discussão

– distensionem – distensão

– genuflexionem – genuflexão

– retentionem – retenção

NOTA: vejam a diferença entre  tensionem (tensão) e tentionem (tenção), que em português deu origem a duas palavras com significado bem diferente.

 Pois é: “quem não sabe latim fica assim”!

António Henriques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.