Os meus dias correm lentamente, ao sabor das solicitações que surgem ao acaso ou por imperativos da família, amigos ou vizinhos.
Já há muitos anos passaram as obrigações de estar diariamente no trabalho a que nos dedicámos por mais de 30 ou 40 anos.
Agora, se quiseres, ninguém te incomoda e podes passar os dias em casa, no café, a passear ou a dormir. Mas quem o está a dizer já experimentou passar por esse vazio sem objectivos, que não traz alegria nem qualquer gozo por viver. Há que rumar por outro caminho, embora não seja fácil... É que ninguém te dá ordens e quem te dá conselhos nada mais faz que falar da sua vida, que pode ser muito diferente da tua! Segue o teu caminho, não vás atrás...
Assim, és tu que tens de descobrir e escolher as ocupações que te interessam ou que te dão felicidade. E aqui é que a multiplicidade de ofertas pode perturbar, pois o que é bom para outrem pode não ser bom para ti...
Nos últimos anos, no concelho do Seixal, surgiu a oportunidade de nos inscrevermos em actividades várias na chamada Unisseixal, a Universidade Sénior do Seixal, mantida de pé por um grupo de valorosos voluntários que, na gestão do dia a dia ou como professores, estão disponíveis para nos ajudar nas mais diversas opções em que podemos ocupar-nos e aprender coisas novas, desde a oferta de manualidades, artes, línguas ou ainda informática, um mundo novo em que nos sentimos mesmo analfabetos. E o interesse é manifesto, pois, no presente ano letivo, já se inscreveram mais de 1000 pessoas.
As fotos que apresento foram tiradas numa turma intitulada "Sites e Blogs", da prof.ª Luísa Bernardo, onde vamos aprendendo a mexer na nova técnica de comunicação que pode levar as nossas mensagens (textos, fotos, vídeos) ao mundo inteiro. Não é fácil, não senhor! Mas é aliciante ver como estas caras com rugas e cabelos grisalhos vão abrindo novas perspectivas para encher de gozo o seu dia a dia.
António Henriques
ALUNOS NAS AULAS