Um novo ano

Começou mais um ano letivo na nossa Unisseixal – Universidade Sénior do Seixal.

E na primeira quarta-feira, dia 23 de outubro, lá estava eu diante dos alunos que escolheram esta disciplina. A minha saudação foi dar os parabéns a todos por terem saído de casa à procura de mais saber e mais convívio. Na nossa idade de sénior, há que combater a tendência para o isolamento com atitudes de socialização.

 A olhar para aquelas 21 caras à minha frente, passou por mim um pouco de ansiedade para saber quem eram e o que desejavam. É que, mesmo depois de muitos anos a iniciar as aulas, há sempre uma certa apreensão por não sabermos quem vamos encontrar e como vamos ajudá-los de modo a todos sentirem que valeu a pena sair de casa.

Ora, após a primeira aula, posso afirmar que a turma deste ano prima pela variedade. Há alunos da Holanda, Reino Unido, Brasil; há quem tenha vivido em três ou quatro países, mudando de profissão e de língua – o inglês, o francês ou o espanhol. E há também os portugueses do norte, do centro e do sul, só me faltando as ilhas! Também já percebi que a variedade de cultura e de formação académica é uma realidade.

Deste modo, vamos enriquecer-nos uns aos outros com a participação de todos. Como aconteceu nos anos anteriores, vamos ser capazes de dialogar no respeito de cada um, sem nunca desistir de melhorar as nossas capacidades. Só falha quem desiste.

Na primeira aula, também já falei do nosso blogue, que está à espera dos textos dos alunos, pois não é o professor que enche a “Oficina de Português”.

E desde já peço a todos que falem e ponham dúvidas e questões para a aula ser de todos. O programa será o que cada um levar para o conjunto.

Sejamos felizes!

António Henriques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.