Não queres escrever? Então escrevo eu as respostas que deres às minhas perguntas… Ora aqui está o que fizeram a Vitória e o Amadeu, ela mais propensa a usar a caneta e ele a gostar mais da oralidade! Tudo bem. Sai agora uma entrevista. AH
1 – Em que idade aconteceu a tua relação com a leitura?
– Iniciei essa relação aí pelos 14 anos, com livros tipo banda desenhada.
2 – Que livros te marcaram mais?
– Marcaram-me mais os livros do P. António Vieira, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, os clássicos e, finalmente, José Saramago. Gostei sobretudo do P. António Vieira e de José Saramago pelo seu objetivo de pretenderem influenciar o mundo através dos seus valores.
3 – As tuas vivências da ruralidade completaram-se com a leitura?
– De certo modo, sim. Vim para a zona da grande Lisboa com 11 anos, com um espírito de salutar provincianismo e aqui me dediquei à leitura. Aqui fui assimilando a necessidade de cultura através da leitura.
4 – Queres dizer que a leitura valorizou-te!
– Acho que sim e não só. Cada vez fiquei com mais vontade de me valorizar, tanto mais que completei o 5.º ano dos liceus na Guiné, durante o serviço militar.
5 – Agora a última pergunta: posso entregar esta pequena entrevista ao professor?
– Se isso é uma maneira de colaborar no blogue, sim. Quanto mais não seja para ir participando ativamente nas aulas ligadas ao português.
Entrevista de Maria Vitória Afonso ao seu marido, Amadeu Afonso.