Uma Aula de Português

Introdução

Depois de me ter inscrito na Universidade Sénior Unisseixal, cujo objetivo era aprender mais, matriculei-me em várias disciplinas, entre elas a de Português, onde estou a obter informação diversa e a tirar dúvidas por forma a melhor falar a nossa língua.

Na primeira aula deste ano, o professor começou por nos falar do grande escritor Almeida Garrett, que viveu no Século XIX e lemos algumas passagens do livro VIAGENS NA MINHA TERRA, entre elas a que o autor nos fala ‘de como a velha estava à porta a dobar, e embaraçando-se a meada, chamou por Joaninha, sua neta”. No final, o professor chamou-nos a atenção de como o autor emprega vários adjetivos para fazer realçar a sua escrita e valorizar as personagens da história.

O professor, para mostrar aos alunos a aplicação dos adjetivos convidou os alunos a descrever a sala de aula. Assim, cada um foi indicando o que existia na mesma. À medida que os alunos iam dizendo, o professor escrevia no quadro. Por fim, pediu aos alunos para fazerem uma descrição deste assunto para colocar no blogue da turma.

Descrição

Desta forma, vou fazer a minha descrição da referida sala: 

Trata-se de uma pequena sala quadrada, pintada de branco. Tem cadeiras para os alunos, com a particularidade de terem mesinhas articuladas para mais comodamente se poderem tomar notas. Existem ainda placards informativos bem como um projetor que torna as aulas mais interessantes. Não se tratando de uma grande sala, é bastante aconchegante, pois, como o chão é em placas de corticite, isola a humidade e com a ajuda de um aparelho de ar condicionado torna-a quentinha. Pena é que não tenhamos luz natural através das janelas, que são duas, mas a artificial é suficiente. Existe ainda uma parede que “entra” para dentro da sala, possivelmente para aguentar a estrutura do edifício e que esconde dois armários metálicos.

Existe ainda uma pequena secretária para o professor, onde coloca o computador e uma cadeira que por vezes serve para descansar. Ao lado da secretária, há um quadro que é utilizado para o professor anotar algumas dúvidas dos alunos.

O professor, pessoa muito simpática e cheio de saber, vai-nos ensinando como falar em bom português.

Manuel Luís

Aluno n.º 1877

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.