FAMÍLIA

Um olhar sobre a sociedade à nossa volta. Temos direito a pensar…

Tantas mudanças…

O conceito de família tradicional tem vindo a sofrer transformações devido a mudanças sociais, económicas, culturais, políticas e religiosas. Deriva de pessoas ligadas por descendência ou a partir do matrimónio ou a adopção.

A Família pode então ter uma estrutura nuclear ou conjugal com filhos biológicos ou adoptados. Pode ser monoparental devido a fenómenos sociais como o divórcio ou o óbito ou, mais recentemente, devido às uniões de facto ou casais com pessoas do mesmo sexo.

Com a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e o Feminismo, acontecem mudanças e aparecem novas ideias e conceitos. A mulher é integrada no mundo do trabalho e, mais recentemente, preocupa-se talvez demasiado com a progressão da carreira profissional.

Consequentemente, os filhos ficam mais horas nas escolas ou pior, entregues a si próprios, dependentes da TV e dos telemóveis; os idosos deixam de ter o apoio que tinham até então e acabam num lar.

A Família sofre profundas alterações, tais como mudanças de mentalidade e a subversão de valores. O facilitismo corrompe a sociedade. É difícil adaptarmo-nos.

Há um défice de respeito que é devido ao nosso semelhante. A educação deixa de ser prioridade. Não há afectos nem referências. Os pais de hoje falam dos filhos como “os meus, os teus, os nossos”.

Assim sendo, temo que o conceito de família acabe por desmoronar.

Maria Irene

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.