A Unisseixal está a celebrar o seu 19.º aniversário, uma data muito especial e cheia de memórias, dada a rica caminhada de sucesso e aceitação desde 2007 até hoje.
Sem condições, mas com muita ambição, iniciou a sua atividade numa sala da antiga Cantina Escolar da Amora, com aulas dispersas por 12 espaços (escolas e instituições várias) e 239 alunos, tendo no presente 1274 inscritos e 110 professores, com instalações próprias e muito funcionais, que a Câmara Municipal lhe ofereceu no Fogueteiro.
Para celebrar estes 19 anos de vida, o Fórum Seixal encheu-se ontem de alunos e professores, uma sala digna mas já pequena para tanta gente! O próprio Presidente da Câmara, com reunião camarária nessa tarde, não quis deixar de marcar presença para homenagear a Unisseixal e vincar a sua importância no concelho. E, logo no início da sessão, deixou palavras de elogio e muito reconhecimento pelo trabalho desta valência da Casa do Educador, admitindo que os bons espaços da Unisseixal começam a ser curtos para tantos pretendentes.
As 11 salas e outras dependências já começam a rebentar pelas costuras. E, como o projeto admite acrescentar um segundo andar, ele, sem prometer, prometeu investir mais neste projeto que os seniores estão a frequentar com gosto e jovialidade, disse ele!
Além das palavras do sr. Presidente, que se passou mais nesta sessão solene?
1 – A prof.ª Amélia Costa, uma das que vêm do primeiro ano, ao apresentar a sessão, criou logo o ambiente de alegria, familiaridade e boa disposição que marcou toda a tarde. Dela ficou a expressão “somos os maiores, os melhores e os mais bonitos”!
2 – A nossa Reitora historiou estes 19 anos de glória, naturalmente marcados por lutas, muito
trabalho, persistência no meio das dificuldades que um projeto de voluntariado comporta, muito especialmente nos dois anos da pandemia. Lembrou o ano de 2010 com a passagem para o espaço do Seixal, o ano de 2015 com a criação do polo de Corroios e os anos do Covid, em que se desenvolveram as obras para a nova Unisseixal no Fogueteiro, obras que foram acompanhadas pelo sr. Arquiteto João Salvado e pelos responsáveis da Casa do Educador e da Unisseixal. Também lembrou a classificação de “universidade de excelência” que a Rutis (Rede Nacional das Universidades Seniores) nos concedeu e o galardão de “escola resiliente” oferecido pela Câmara Municipal. E ainda salientou o muito que se oferece a todos: as aulas, os colóquios frequentes, as visitas de estudo, exposições… E até temos uma marcha, que já se exibiu no verão nas festas do Seixal, tudo em prol da qualidade de vida dos seniores.
3 – A seguir, o Presidente da Direção da Casa do Educador, prof. Jaime Ribeiro, alegou que é preciso “conservar a memória” do muito que se fez e daqueles que estiveram à frente dos passos importantes que se deram. Nomeou com afinco o nome daquelas professoras que aqui trabalham desde o início: além da reitora, prof.ª Mariana Mareco, não esquecemos a dedicação permanente das professoras Amélia Costa e Fátima Salvado. Nomeou também os Presidentes da Casa do Educador que o antecederam: o prof. António Henriques, que arrancou com a ideia e esteve no leme até 2012, e o prof. Tomás Bento, que, depois de dois mandatos a fazer crescer o projeto, continua a ser pedra fundamental na manutenção permanente da Unisseixal na vertente informática. Terminou insistindo no muito trabalho feito, “que deve ser respeitado por todos”.
4 – O presidente da Junta de Freguesia de Amora, sr. Nelson Ramos, afirmando que “sem o 25 de Abril não tínhamos nada disto”, disse que era um orgulho ter a CES e a Unisseixal na sua freguesia, um serviço ótimo para nos ajudar, não esquecendo a preocupação pela saúde mental, que a solidão pode afetar.
5 – Também a vereadora, Dr.ª Maria João Costa, se alegrou com a história da Unisseixal, onde se criou esta larga família que ajuda muita gente, destacando ainda o muito trabalho e responsabilidade do prof. Jaime Ribeiro e de muitos professores que pessoalmente ela conhecia desde longos anos.
6 – Foram depois agraciados com um Diploma de mérito os professores que há 15 anos oferecem o seu tempo e o seu saber na Unisseixal:
- Vítor Vitorino em aulas de psicologia e apoio psicológico na Cesviver;
- Carlos de Jesus em aulas de música e também na Direção da Unisseixal;
- Teresa Silva em pintura de aguarela;
- Carlos Mareco em aulas de dança;
- Almerinda Bento em Inglês e Literatura;
- Jaime Ribeiro em cultura geral e arte.
7 – Chegou a hora da música. Convidados para a nossa festa, encheram o palco nu e vazio dois artistas maravilhosos: Filipe Fontenelle (guitarra e voz) e João Pedro Santos (clarinete), um duo cativante na simplicidade de processos, que prenderam aquela sala cheia e encantada com a maviosidade das canções, algumas, sons de outros anos e sotaque brasileiro. Momentos de paz! Parabéns!
8 – Por fim, dois lindos bolos serviram para degustar o momento e cantarmos os PARABÉNS A VOCÊ …. Valeu a pena…
A.H.
