HOMENAGEM A JOAQUIM LETRIA

Coube-me a mim escrever o texto com que a Unisseixal, ao celebrar o seu 18.º aniversário em 29/01/2025,  homenageou o prof. Joaquim Letria, que desde o início e até ao ano de 2021 foi um dos professores e senadores desta Universidade de excelência, que este ano já conta com 1220 alunos. 
Publico-o sobretudo pelo respeito e amizade que me liga a este ilustre cidadão, que da minha parte merece todos os encómios. 
Com o texto, segue ainda o conjunto de fotos do power point que a incansável professora Luísa Bernardo preparou para o evento. Obrigado! Ant. Henriques
 
1 – Estamos a celebrar os 18 anos de vida da nossa Unisseixal – Universidade Sénior do Seixal. E é com um misto de orgulho e agradecimento que lembramos a sua história desde o início. Os seus fundadores pouco mais tinham do que a vontade de servir a comunidade. Naquela sala da Amora, fizeram-se milagres: documentos básicos, descobrir salas disseminadas por 12 espaços diferentes e procurar professores que gratuitamente quisessem acompanhar os futuros alunos.

2 – Quisemos mesmo alavancar o projeto com pessoas ilustres do concelho, que sondámos para a constituição do Senado, um Conselho Consultivo que nos iria apoiar e dignificar a Unisseixal. E surpreendeu-nos a boa vontade e a colaboração excecional que tivemos da parte dos convidados. Na foto, Carlos Ribeiro e Joaquim Letria são dois dos senadores presentes na Inauguração Solene da Unisseixal em 3 de março de 2007.

3 – Hoje queremos lembrar, agradecidos, o professor Joaquim Letria, ilustre e bem conhecido jornalista, que há muitos anos veio viver para o nosso concelho. Como é que este homem acreditou em nós e aceitou colaborar num projeto que apenas existia no papel?

4 – Pois bem, Joaquim Letria aceitou integrar o Senado e impôs logo uma condição: queria também ser um dos professores, escolhendo mesmo o tema das suas conversas – vamos abordar os Temas Contemporâneos, sem excluir nenhum.

5 – O Auditório da Junta de Freguesia de Amora enchia-se de alunos, numa confraternização de saberes e de amizades. Para ele, ensinar era sobretudo uma “troca de experiências” …

6 – E para enriquecer os conteúdos, o nosso professor valia-se das suas relações, trazendo outros peritos atualizados para falar dos temas a abordar.

7 – Como manda a pedagogia, as aulas eram aliciantes, chegando mesmo a convidar os alunos para uma aula no jardim da sua casa, na Verdizela, numa partilha de proximidade cativante.

8 – Quantas vezes os restaurantes Cristino e Mediterrâneo nos acolheram? Quantas vezes as mesas de um restaurante prolongavam as conversas, cimentavam amizades e permitiam sentir-nos todos iguais na diversidade de cada um?

9 – Joaquim Letria não se poupava a esforços, colaborando com a Casa do Educador em várias iniciativas. Participava como orador no Dia Internacional da Mulher.

10 – Ia de autocarro conosco para nos mostrarmos à TVI, onde ele confessou ao jornalista Manuel Luís Goucha que «nunca tinha encontrado uma experiência tão estimulante e tão gratificante» como a Unisseixal.

11 – Como figura de topo no mundo da Televisão, Joaquim Letria continuava a ser chamado a participar em programas, nomeadamente nos seus 50 anos de vida dedicada ao jornalismo;

12 – Ou na Exposição sobre as “CHEIAS 67” em Vila Franca de Xira, de que ele foi o Curador, em fevereiro de 2020, onde se deslocou com os seus alunos.

13 – Ou ainda na ida a Monforte, onde ele nos levou para uma conversa com a Universidade local.

14 – No desejo de fazer bem, o nosso professor leva-nos um dia a Lisboa para nos oferecer 400 livros da sua edição, doados em nome da cultura aos alunos da Unisseixal.

15 – Em 2021, ainda saboreou dar aulas nas novas instalações da Unisseixal no Fogueteiro, sentindo como este projeto cresceu e se enraizou, servindo milhares de seniores. A pandemia não permitiu a continuação do seu trabalho e nós sentimos a sua falta.

16 – Um homem da cultura, um jornalista estimado, um cidadão empenhado e para nós foi ainda um amigo a caminhar conosco.

17 – Orgulho e agradecimento, juntos soubemos servir a comunidade, juntos demos vida às nossas vidas e aos nossos concidadãos.

Obrigado, Joaquim Letria!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.